À medida que viajamos com maior frequência, ficamos mais experientes e conseguimos avaliar o que funciona melhor para o nosso estilo de viagem e, algumas vezes, aprendendo com nossos erros e perrengues, passamos a adotar itens que podem facilitar nossa vida de viajante.
É interessante ver a diversidade de acessórios de viagem que cada pessoa acha fundamental levar. De tapa olho para dormir até uma cobertinha extra para os mais friorentos. O importante é conhecer o que existe disponível no mercado e selecionar o que trará conforto, praticidade e segurança para você.
Mala de viagem: Adaptador universal de tomada
O adaptador universal de tomada tem sido o primeiro acessório da nossa lista. É um item indispensável, principalmente, para quem viaja para o exterior pois ele tem vários pinos que se transformam, adaptando-se aos padrões de tomada, que diferem de um país para outro.
Em 2011, ao visitarmos nosso caçula em Toulouse, sul da França, passamos por um perrengue pois chegamos à cidade com o celular quase sem bateria e a tomada do quarto do hotel não era compatível com a do celular. Naquela época, só eu levava celular e ficamos preocupados se teríamos como falar com nosso filho. Fomos salvos pelos pais de uma amiga do meu filho pois eles tinham um adaptador universal de tomada sobrando e puderam nos emprestar. Assim que retornamos ao Brasil, adquirimos dois deles, que passaram a ser nossos amigos inseparáveis.
Mala de viagem: Carregador portátil de bateria de celular/Power bank
Já tem 5 anos que eu só uso o celular para fotografar. Mas, além disso, o celular passou a ser um objeto que desempenha tantas funções úteis que a bateria não consegue durar o dia inteiro. É o caso dos aplicativos: o waze para viagens de carro; o maps para abrir mapas e descobrir como chegar aos lugares quando estou caminhando pela cidade; o alarme para me acordar no horário programado. Em alguns trajetos de avião, eu vejo filmes que baixei. Enfim, meu celular não descansa um só minuto. Ter um carregador portátil de bateria tem sido muito útil durante passeios em minha própria cidade e viagens no Brasil e para o exterior. Não consigo mais me imaginar sem ele.
Mala de viagem: Central USB
De uns tempos pra cá, ao final de um dia de viagem, temos que carregar 2 celulares, a bateria da GoPro, a bateria da câmera de fotos, os carregadores portáteis de bateria dos celulares e, algumas vezes, foi necessário acordar no meio da noite para tirar um da tomada e colocar o outro dispositivo. Mas, depois que descobri esse acessório, a quantidade de tomadas em quarto de hotel deixou de me preocupar. Com seis entradas USB, o carregador dá conta de carregar vários dispositivos ao mesmo tempo. Agora, o carregador de tomadas USB é mais um acessório que não pode faltar na minha mala de viagem.
Mala de viagem: Chip de internet internacional
Antigamente eu usava a internet do local onde estava hospedada, ao final da cada dia, para me comunicar com a família e, portanto, não comprava chip de internet. Quando ganhei um chip e o usei em viagem vi o quanto facilitava o dia a dia para acessar o Maps e pesquisar lugares ou ver melhores trajetos, saber notícias da família em tempo real etc... Mas, foi só depois de me perder do meu marido em Cascais - onde ele pegou o trem de volta a Lisboa e eu fiquei na estação - que entendi que o mais adequado era cada um ter um chip em seu celular.
Em uma viagem aos EUA, em final de 2019, meu marido precisou se submeter a uma cirurgia de emergência, e aí aprendemos mais uma coisa: não é adequado um chip só para internet. É necessário um plano que habilite falar para fixo no Brasil e receber ligação do Brasil. Foi complicado pois precisamos falar com a seguradora para receber as orientações. O que nos salvou foi ter um parente que morava na cidade vizinha e minha filha, do Brasil, fazendo as ligações e nos passando as orientações.
Algumas vezes, as pessoas deixam pra comprar o chip de internet no país destino e, muitas vezes o preço é bem mais em conta. Aliás, foi o que fiz ao visitar o Marrocos. Mas, se você tiver um problema antes de sair do aeroporto, não terá como se comunicar. É importante avaliar o custo benefício e decidir onde fazer a compra.
Mala de viagem: Cadeados
Sempre tive mania de comprar cadeados para mala de viagem. Mas só depois de um tempo é que me atentei que eles devem ser TSA (Transportation Security Administration). Com esse tipo de cadeado, se a fiscalização em aeroportos precisar abrir sua mala, ela não será danificada pois eles permitem o uso de uma chave mestra. Importante dizer que, quando a mala passa pela fiscalização com cadeados comuns, é preciso arrombá-los para fazer a necessária inspeção.
Mala de viagem: Tags de mala e lenços
Para identificar as bagagens, eu costumo usar a tag/etiqueta onde anoto nome e telefone. Mas, uso também lenços bem coloridos amarrados na alça da mala. Fica bem fácil reconhecer minha bagagem de longe. Além disso, fotografo a mala antes de despachá-la. Assim, caso aconteça o extravio, fica mais fácil mostrar a foto ao funcionário do setor do que descrevê-la.
Mala de viagem: Bolsinha de remédios
Sempre que viajo, levo duas necessaires: a de tamanho maior, com medicamentos, vai na mochila que carrego comigo. Outra pequena ou mini necessaire vai na bolsa.
Os medicamentos que não podem faltar são: Dramin B6 para enjoos no voo ou em passeios de barco, Dipirona pra dor de cabeça; Floratil e Imosec para distúrbios gastrointestinais, Buscopan para cólicas e Polaramine ou outro antialérgico.
A mini necessaire de bolsa contém escova de dente para viagem, fio dental e mini frasco de enxaguante bucal para higiene após refeições. O colírio lubrificante e Rinossoro são também itens essenciais para uma viagem de avião acima de 6 horas. O ar da aeronave resseca o nariz e os olhos, e isso causa grande desconforto.
Mala de viagem: Lenços umedecidos
Os lenços umedecidos são meus companheiros inseparáveis e já me salvaram de muitas situações que poderiam ter sido bastante desagradáveis, tais como limpar coco de passarinho que caiu na roupa; limpar assento do banheiro do avião e de banheiros públicos; fazer a higiene após usar banheiro onde o papel higiênico acabou e, até mesmo, limpar as mãos onde não encontramos água. Aliás este é um item que também não falta em minha bolsa no dia a dia. Com a pandemia, passei a utilizar o lenço umedecido desinfetante que agora encontramos com mais facilidade no Brasil.
Mala de viagem: Talher de inox
Mala de viagem: Organizadores de mala
Mala de viagem: Almofada de pescoço
Ainda não encontrei uma almofada de pescoço que me atenda e, ultimamente, só levo a do meu marido. Acho um "trambolho" a ser carregado, embora seja importante para um soninho em voos longos na econômica.
Mala de viagem: Toalha de microfibra e fronha
Apesar de não serem itens "essenciais", ultimamente, tenho levado uma toalha em microfibra para ocasionais mergulhos em uma praia ou cachoeira. E, dependendo da hospedagem, levo fronha também
Que acessórios você tem levado na sua mala de viagem?
FOTOS: J.C. ALVAREZ
Sua lista está praticamente igual a minha, dispenso os talheres, a almofada de pescoço e as fronhas. Já usei muito a almofada, mas depois fiquei pensando na higiene e dispensei. Fica pendurada na mala, no assento do avião, às vezes cai no chão e a gente depois coloca coladinha no rosto, desisti :).
ResponderExcluirSua lista está praticamente igual a minha, dispenso os talheres, a almofada de pescoço e as fronhas. Já usei muito a almofada, mas depois fiquei pensando na higiene e dispensei. Fica pendurada na mala, no assento do avião, às vezes cai no chão e a gente depois coloca coladinha no rosto, desisti :).
ResponderExcluirAdoro dicas de assessórios de viagens... já passei mal bocados por não ter levado adaptador de tomada. Boas dicas
ResponderExcluirAdorei suas dicas de acessórios de viagem. Eu nunca tinha pensado em levar talheres na mala, vou adotar a sua dica daqui para frente.
ResponderExcluirQuantas dicas importantes, alguns desses acessórios eu também uso, mas falta-me a central de USB. Acho que vou comprar uma
ResponderExcluirQue legal saber desses acessórios! Gosto de viajar com tudo planejadinho e seu blog tá ajudando muito. Obrigada pelas dicas
ResponderExcluir