Incluir a visita a um prédio, a primeira vista, pode parecer uma dica estranha para o turista que passeia pela capital argentina. Mas, esse lindo prédio guarda peculiaridades que vão te surpreender. Vem comigo pois, nesse post, vou contar como é o Palácio Barolo, uma atração surpreendente em Buenos Aires.
Sou daquelas que ama admirar a arquitetura de casas e prédios antigos e imaginar suas histórias. Em Buenos Aires, não faltam oportunidades e a avenida de Mayo é um dos endereços privilegiados por essas construções. Entre elas, está o Palácio Barolo. Imponente e lindo prédio inaugurado em 1923, figurou como o mais alto edifício da capital argentina durante 12 anos, quando outro belo edifício no estilo art deco, o Kavanagh, o desbancou.
Logo que entramos no saguão do prédio, vimos um quiosque vintage onde se pega os ingressos que devem ter sido reservados online. Um charme o mármore usado no hall na cores da bandeira da Itália.
Em estilo neo-gótico e neo-romântico, o Barolo carrega uma história de amor e reverência. O rico industrial italiano, Luís Barolo, já morava em Buenos Aires há 33 anos quando mandou construir esse prédio de escritórios. Ele acreditava que muitos italianos imigrariam para a Argentina. Segundo dizem, ele também desejava guardar, no prédio, as cinzas do escritor e poeta Dante Alighieri, de quem era fã. Havia, por parte de Barolo, uma preocupação em preservar essas cinzas e ele considerava que a Europa, em ebulição em função da possível guerra, não oferecia segurança.
É no hall que fica a réplica de escultura de condor, em bronze, chegando ao Paraíso com o corpo de Dante. A original foi roubada pois acreditava-se que as cinzas estavam dentro dela. Na verdade, elas estão em Ravena, na Itália.
Para a empreitada de construção do palácio Barolo foi contratado, então, o arquiteto italiano Mario Palanti, responsável não só pela concepção e projeto do Palácio Barolo como também pelo desenho de todos os detalhes decorativos.
Conheça o roteiro de 4 dias em Buenos Aires
Através de uma visita guiada conhecemos o prédio que foi inspirado na obra Divina Comédia, de Dante Alighieri. As explicações da guia foram fundamentais para que conseguíssemos decifrar a simbologia contida em cada detalhe. Tudo que víamos tinha um significado diferente e chegava a dar um certo medo de estar pisando em algo importante, tais como: os mosaicos em preto e branco do piso próximo ao elevador que representam o bem e o mal ou, ainda, os quadrados superpostos que simbolizam ascensão.
O edifício divide-se em 3 partes: a que representa o Inferno é composta pelos subsolos e o térreo; o Purgatório vai do 3° ao 13º andar e o Paraíso é representado do 14º ao 22º. Já a cúpula marca o encontro de Dante com seu amor platônico - Beatrice.
O inferno é muito enfeitado e majestoso: pé direito alto, dragões macho e fêmea, arcos, frases escritas nas abóbodas. símbolos maçônicos.
Os visitantes são conduzidos aos andares superiores ora nos lindos elevadores originais suíços, ora através das escadas. A letra A de ascensor/elevador é um símbolo da maçonaria que significa mestre e aprendiz.
Em um dos andares, pudemos conhecer um escritório que conserva a decoração original de 1923. Uma viagem no tempo!
Busto de Dante Alighieri, de Beatrice e a Divina Comédiaro |
Inicialmente eram 398 escritórios mas, como algumas pessoas compraram 2 ou mais salas e os transformaram em uma única sala, atualmente são apenas 260 escritórios. |
Para finalizar, visitamos um terraço de onde se tem uma ótima vista da cidade. Dali é possível apreciar melhor o revestimento verde de parte da fachada e as cúpulas. A guia chamou a atenção do grupo para a semelhança destas com templos indianos. Um dos destaques da visita é chegar ao topo e ficar tão perto do farol giratório. Como todas as paredes são envidraçadas, a vista da cidade de lá, também, é muito legal.
Praça do Congresso em Buenos Aires I |
Consta que Mario Palanti, ao retornar para a Itália em 1930, levou as plantas do palácio Barolo. Mas, estudiosos da obra de Dante Alighieri e arquitetos continuaram intrigados e estudando as "coincidências" e peculiaridades desse prédio. Cem metros é a altura do prédio que é o mesmo número de cantos da Divina Comédia, assim como são 22 andares e 22 estrofes dos versos da poesia de Dante Alighieri! O terreno não foi comprado aleatoriamente, mas escolhido segundo alguns critérios: um rio passa embaixo e águas são um dos símbolos maçônicos, cujo significado é que águas limpam, mas não purificam.
Curiosidade: Sabia que em Montevideo, o Palácio Solis é o prédio irmão gêmeo do Barolo? Todos os dois foram projetados por Mario Palanti.
Palácio Salvo em Montevideo, Uruguai |
O Palácio Barolo, foi em 1997, declarado Monumento Histórico. Bem merecido! Conhecer essa inteligente e simbólica mistura de arquitetura e poesia materializada em um prédio é uma atração surpreendente em Buenos Aires. Concorda?
FOTOS: J.C. ALVAREZ
O tema da blogagem coletiva desse mês é atrações. Pra quem ama viajar pelo Brasil e mundo afora nada melhor do que ler os blogs abaixo e incluir as mais diferentes atrações em seus roteiros. Vem conferir!
1 - Oncotô Travel - Ponta do Seixas, em João Pessoa: o ponto mais Oriental das Américas
2 - Let's Fly Away - Mesquita Sheikh Zayed Grand Mosque: a linda mesquita de Abu Dhabi
3- Família que Viaja Junto - O que fazer em Teresina, Piauí: principais atrações
4- Vamos viajar pra onde agora? - 10 atrações na Lapa -
5 - Cantinho de Ná - Covent Garden Londres: gastronomia, arte e compras.
6- Viagem e Cura - Melhores pontos turístico de Paris
7- Viajando com Moisés- Circuito janela do Céu no Ibitipoca
8- Destinos Por Onde Andei… - 10 Atrações Supersticiosas pelo Mundo -
9- De Lugar Nenhum - 15 Atrações de Londres de tirar o fôlego!
10- Entre Mochilas e Malinhas - Mina do Chico Rei e Mina da Passagem: atrações imperdíveis em Ouro Preto
11- Uma Viagem Diferente - Summit One Vanderbilt - Observatório em Nova York
O prédio é um ícone da cidade de Buenos Aires. Quem admira projetos de arquitetura, não pode deixar de visitá-lo. Parabéns pela riqueza de detalhes da postagem!
ResponderExcluirA visita guiada é bem legal para se ter certas informações
ExcluirQue demais o Palácio Barolo. Quando fui para Buenos Aires apenas vi ele de fora, não entrei. E sobre o irmão dele em Montevidéu eu vi por fora tbm só kkk. Preciso voltar!
ResponderExcluirBuenos Aires tem prédios lindos. Sempre tenho curiosidade de saber como são por dentro as mansões e os prédios suntuosos
ExcluirQue bonito que é o Palácio Barolo por dentro! Só passei por fora e o fotografei, nem sabia que podia fazer essa visita. Já fiquei hospedada no irmão dele, o Palácio Salvo em Montevideo, uma experiência muito massa também.
ResponderExcluirQue irmão gêmeo lindo, né? Vontade de voltar ao Uruguai
ExcluirNa minha última viagem a Buenos Aires só não entrei no Palacio Barolo por falta de tempo, mas fiquei muito curiosa! Adorei ler mais sobre ele, com certeza vou incluí-lo numa próxima vez na capital argentina.
ResponderExcluirEu só descobri ele na última viagem e comprei ingresso para não correr o risco de perder a visita
ExcluirLindo demais o Palacio Barolo, gostei ainda mais por causa de toda inspiração em Dante. Não sabia sobre ele, mas na próxima visita à Buenos Aires, não vou deixá-lo de fora.
ResponderExcluirJá fui 2x a Buenos Aires e nunca entrei no Palácio Barolo. Mas com certeza na próxima vou ver de pertinho essa beleza
ResponderExcluirEstamos pensando em voltar à Buenos Aires, anotei o Palácio Barolo em nosso roteiro, ainda não conheço e adorei ler aqui, a visita parece ser maravilhosa.
ResponderExcluirJá fui diversas vezes para Buenos Aires, mas ainda não conheço o Palácio Barolo. Adorei a dica e deve ser uma atração muito legal de visitar. Abraços!
ResponderExcluirNa primeira foto deste post sobre o Palácio Barolo achei que estava lendo sobre Montevidéo, mas você informou no final que ele é "irmão gêmeo" do Palácio Solis, e projetados pelo mesmo arquiteto, que curiosidade interessante, adorei saber.
ResponderExcluirPena que quando estive em Buenos Aires não tive a oportunidade de conhecer esta atração, adoraria visitar também. Beijos.
Post sensacional, adorei e agora já sei tudo sobre o que fazer no Palacio Barolo, pois é uma excelente dica de atração em Buenos Aires. Parabéns pelo conteúdo, abraços.
ResponderExcluirAdorei a sugestão para conhecer o Palácio Barolo, em Buenos Aires. Já quero incluir no meu roteiro para quando for visitar esse destino incrível.
ResponderExcluirComo faço para comprar a visita guiada? podes me informar no talipadilha@gmail.com, por favor?
ResponderExcluir