Quer uma ótima dica de programa para fazer numa tarde qualquer no Rio de Janeiro ? Conheça a Casa Roberto Marinho, um passeio que tornará seu dia muito agradável !
Num cantinho privilegiado do Rio, no Cosme Velho, aos pés do Cristo Redentor e encravada na Floresta da Tijuca, está a Casa Roberto Marinho. A belíssima mansão rosa que foi residência do jornalista e empresário Roberto Marinho, um dos donos do grupo Globo, se transformou, em 2018, em um instituto com fins culturais e passou a receber visitantes para exposições temporárias.
Eu trabalhei 34 anos em Santa Teresa, outro lindo bairro do Rio de Janeiro, acessível através de vários pontos da cidade, entre eles, o Cosme Velho. Quando fazia o meu trajeto por ali e passava pelos portões da casa do Roberto Marinho ficava a imaginar como seria a bela propriedade. Ao saber da inauguração, fiquei super entusiasmada com a possibilidade de visitá-la.
Nesse contexto de reabertura dos equipamentos culturais do Rio, as visitas precisam ser agendadas.
Em estilo colonial, a casa foi inspirada em uma fazenda de Pernambuco, o Solar de Megaípe. Pensa só na delícia que é ter um rio cortando a propriedade. Pois é, o rio Carioca atravessa o terreno e é uma delícia ouvir o barulhinho de água rolando. A área externa, que é bem ampla, teve projeto paisagístico de Burle Marx. Chafariz, árvores, flores, canteiros, lago com carpas e uma pequena queda d'água dividem espaço com esculturas e instalações artísticas. Tudo isso faz com que a parte externa da casa/os jardins sejam imperdíveis. Então, dedique parte de seu tempo a explorá-los !
Casa Roberto Marinho |
Uma hospedagem com vista privilegiada : Yoo2 Rio de Janeiro by Intercity
Roberto Marinho construiu, ao longo de sua vida, um fantástico patrimônio em termos de obras de arte. Trabalhos de artistas renomados, tais como: Portinari, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Tomie Ohtake, Guinard e muito outros compõem o acervo.
Quadro na Sala de Projeção |
Quadro na Sala de Projeção |
No dia de nossa visita, assistimos a um vídeo sobre a história da casa e do acervo. Fiquei com a expectativa de apreciar esses quadros pela casa mas não foi o caso. Nesse mesma ocasião, pudemos apreciar 2 exposições diferentes : "Enquanto" e "Livros e Arte".
A primeira mostra tem obras de Carlos Vergara, Luiz Áquila e Roberto Magalhães que foram produzidas como reflexões sobre esse período de pandemia.
Já a segunda mostra convida o visitante a apreciar trabalhos que são "objetos que não se decidem entre ser livro ou ser pintura". Independente do que sejam as obras são bonitas e instigantes. Merecem destaque os fantásticos trabalhos de Frans Krajcberg, Luiz Zerbini, Ferreira Gullar e Leo Battistelli.
Ferreira Gullar |
Frans Krajcberg |
Leo Battistelli |
Luiz Zerbini |
A Casa Roberto Marinho desenvolve trabalhos educativos com professores e com grupos de visitantes. Há também programas especiais, promovidos pela equipe de educação, aos fins de semana, muitas vezes relacionados às exposições em curso.
Visita à Casa Roberto Marinho : Metiers Café
Finalizamos com um pequeno lanche no Metiers Café, que fica num cantinho super simpático do jardim. |
Visita à Casa Roberto Marinho : Como chegar à Casa Roberto Marinho
De carro
# Se você vier da Zona Sul pegue o Túnel Rebouças sentido Rio Comprido e saia após o 1º túnel à direita, mantenha à direita, passe embaixo do viaduto e mais uma vez mantenha a direita. Já é a rua da Casa Roberto Marinho.
# Se você vier da Zona Norte pegue o túnel Santa Bárbara. Assim que sair do túnel mantenha a direita e siga em frente sempre. Quando tiver placa indicando o Túnel Rebouças não vá e siga em frente, passe embaixo do viaduto e mantenha a direita, já é a rua da Casa Roberto Marinho.
Há estacionamento na rua e na Casa Roberto Marinho.
De metrô
Desça na estação Largo do Machado, que é a mais próxima, e pegue um Uber ou 99. A corrida não será cara.
De ônibus
Algumas linhas de ônibus que passam pelo Largo do Machado seguem em direção ao Cosme Velho.
Visita à Casa Roberto Marinho : como adquirir os ingressos :
Adquira seu ingresso através do site.
Valor : 10,00 reais [inteira] e 5,00 reais [meia entrada] pessoas acima de 60, cariocas, professores, estudantes e professores,
Visita à Casa Roberto Marinho : Horário de Funcionamento :
De terça a domingo de 12:00 até 18:00
FOTOS : J.C. ALVAREZ
Lilian! Que delícia de passeio. Com certeza eu passaria uma tarde maravilhosa e agradável na antiga residência de Roberto Marinho. Me impressionou a beleza da edificação inspirada na fazenda, Solar Megaípe, totalmente em meio à natureza. Me impressionou também o fato do Rio Carioca passar pela propriedade. Adorei a Casa e as exposições. Ótima dica.
ResponderExcluirLilian! Que delícia de passeio. Com certeza eu passaria uma tarde maravilhosa e agradável na antiga residência de Roberto Marinho. Me impressionou a beleza da edificação inspirada na fazenda, Solar Megaípe, totalmente em meio à natureza. Me impressionou também o fato do Rio Carioca passar pela propriedade. Adorei a Casa e as exposições. Ótima dica.
ResponderExcluirOi, Deyse
ExcluirMuito obrigada pelo comentário. É um lugar realmente muito legal para um passeio fora do circuito turístico mas que merece a visita de todos: moradores e turistas.Mais uma dica para quando vier ao Rio. beijocas
Acredita que cheguei a passar na frente da Casa Roberto Marinho, mas não imaginava que espaço maravilhoso se esconde atrás dos seus muros. Além de um acervo maravilhoso, com obras de artistas importantes, ainda ter o privilégio de passear nesses jardins que tem até rio deve ser uma delícia. Ótima dica do Rio de Janeiro.
ResponderExcluirObrigada, Fabíola. Eu também passei durante muitos anos por esses portões e ficava imaginando como seria. beijoca
ExcluirQue experiência rica sua visita à Casa Roberto Marinho, no Rio de Janeiro, Lilian, uma atração imperdível na Cidade Maravilhosa. Eu já havia visto fotos desta casa em uma revista, quando Roberto Marinho e sua esposa ainda moravam lá, achei muito interessante e bonita, mas pelo seu olhar é ainda mais instigante, quero muito conhecer. Beijos.
ResponderExcluirOi,amiga quando essa pandemia passar temos que combinar uma vinda ao Rio para passearmos juntas,beijocas
ExcluirEu não sabia que s Casa do Roberto Marinho tinha se transformado em um espaço cultural! Amei essa dica de passeio no Rio de Janeiro!
ResponderExcluirLugar lindo demais,né ? Um otimo passeio numa tarde ensolarada no Rio, beijocas
ExcluirLilian!!! Sempre passei pela casa e tinha a mesma curiosidade de conhecer! Adorei saber que podemos visitar a casa Roberto Marinho! Com certeza um passeio super agradável!
ResponderExcluir