O Parque Estadual Caracol é uma região encantadora com florestas de araucária, rio e cachoeiras. Foi habitada por indígenas da tribo caigangues e, muito tempo mais tarde, por volta de 1863, chegam os primeiros imigrantes europeus.
Em 1950, a área, onde hoje existe o Parque Caracol, foi desapropriada para a criação do mesmo. Apenas uma parte é destinada ao turismo e a outra permanece preservada como uma área de preservação ambiental.
O Parque Caracol é um complexo turístico com florestas, trilhas, mirantes, rio, cascata, restaurantes e lanchonete, trenzinho e áreas de descanso. Tudo muito bem sinalizado, permitindo que os visitantes se organizem e escolham o trajeto que queiram fazer para conhecer o Parque.
Como chegar ao Parque do Caracol?
O Parque fica na rodovia RS 466 distante da cidade de Canela, mais ou menos 7 km. E é fácil chegar de carro ao Parque pois tem placas indicativas desde Gramado.
Curiosidade no caminho
Fizemos o passeio ao Parque do Caracol em uma parte da manhã e de lá fomos passeando de carro sem rumo definido, eis que observamos na estrada, várias mini casinhas de madeira e pedra apoiadas em suportes também de madeira ou pedra como se fossem caixas de correio, cada uma dedicada a um santo, eram, na verdade, pequenos oratórios. Ao lado de cada um tinha uma plaquinha com o nome do santo e o dia dele.
Depois vimos que esse trecho da estrada se chama Caminho das Graças.
Depois vimos que esse trecho da estrada se chama Caminho das Graças.
Aproveite sem pressa "o caminho das graças" !
Li no "blog um pouquinho de cada lugar" que a tradição faz com que as propriedades existentes nesse trecho da estrada coloquem na porteira oratórios em homenagem ao santo de devoção da família residente ali".
De lá, seguimos para rever o Castelinho Caracol.
Castelinho Caracol
A 1ª vez que conheci o Castelinho Caracol não aproveitei nada, mas não sei dizer o real motivo. Como estávamos em uma excursão, fizemos uma visita guiada com um monte de gente e eu ainda tive que dar conta de 3 filhos pequenos que não estavam interessados em circular dentro de uma casa. Com tudo isso, eu tinha uma vaga lembrança de ter visitado apenas a casa principal.
Nessa 2ª visita ao Castelinho [10 anos depois], me apaixonei de cara! O cheiro de terra molhada, a grama verdinha e tudo tão bem cuidado, me fez perceber a ampla área externa em torno da casa e foi por ali que resolvemos começar nossa visita.
Foi residência da família de Pedro Carlos Franzen, Luiza Sommer e filhos.
É uma ampla casa de 2 andares com salas de estar, de jantar e de música, quartos, quarto de costura, quarto de brinquedos, banheiro, copa, cozinha e despensa.
Desde 1985 tornou-se um museu que preserva todos os ambientes com mobiliário, roupas e louças conforme era na época .
A visita pela casa termina, estrategicamente, na cozinha para nos convidar a saborear uma delícia típica alemã: apfelstrudel. É feito lá e nós pedimos o nosso com chá de maçã. Divino! Não deixe de saborear!
Ataquei o strudel com tanta gulodice que, quando terminei de comer, lembrei não ter fotografado.
O Castelinho Caracol fica na rodovia RS466 e é fácil chegar até lá pois a estrada é sinalizada.
Ingresso: 10 reais
FOTOS : J.C. ALVAREZ
Leia Também:
Porto Alegre
Que lindo, Lilian! Eu desanimei de entrar no parque por estar com duas crianças muito pequenas. Fui ao bondinho e de lá dava para ver um pouco do parque, fiquei morrendo de vontade de ir... adorei suas fotos e saber mais sobre o parque e o castelinho. Bjs!
ResponderExcluir