Reservamos nosso último dia em João Pessoa para conhecer as praias de Tambaba e Tabatinga.
O sol resolveu se esconder e a chuva resolveu dar o ar de sua graça, sob forma de chuvisco, mas o clima quente e o espírito de turista não nos deixou abater e lá fomos nós.
Quando do alto da ladeira avistamos o famoso coqueirinho solitário tivemos certeza de ter chegado a Tambaba, pois ele aparece em quase todas as fotos que ilustram essa praia.
O trecho da praia de Tambaba que pode ser usado pelos banhistas não adeptos ao Naturismo é pequeno mas muito lindinho.
No canto direito da praia uma escadinha conduz a praia Naturista de Tambaba e uma placa da "Associação Tambaba Nua" adverte sobre como frequentar a praia. A partir daquele ponto as pessoas têm que se despir.
Como não era o nosso caso fomos explorar um pequeno mirante que fica do lado esquerdo.
Ficamos curiosos com a praia deserta da esquerda e perguntamos para o guardador de carros como chegávamos lá, ele nos mostrou uma trilha pelo mato e resolvemos nos aventurar.
Olhando lá de cima vimos uma praia completamente deserta.
Foi uma verdadeira aventura com direito a segurar em cipó para descer uma ribanceira !
Só pensava na volta pois como diz o dito popular "pra baixo todo santo ajuda" e pra cima ????
Mas chegando na praia deserta minhas preocupações acabaram.
Dá pra ver no alto da falésia 2 adultos dando tchau ?
Enquanto nós caminhávamos na praia apareciam pessoas lá em cima da falésia querendo saber como chegar na praia.
Desenhos incríveis em pedras e falésias !
Vale muito descer até essa parte deserta e caminhar.
De lá fomos para a praia de Tabatinga.
Difícil saber qual a praia mais bonita no Litoral Sul, cada uma tem um tipo de beleza mas nas duas podemos observar falésias, enseadas e águas calmas em função de recifes.
Difícil saber qual a praia mais bonita no Litoral Sul, cada uma tem um tipo de beleza mas nas duas podemos observar falésias, enseadas e águas calmas em função de recifes.
Nós adoramos praias assim sem muita gente hahaha !!!!!
É que adoramos caminhar, sentar na beira da água, deitar numa piscininha e ficar conversando. Só faltou rolar na areia !! No Rio de Janeiro não tem espaço para fazer isso nas praias, além disso a água do mar carioca é bem geladinha quase o ano todo, então, quando estamos em praias nordestinas aproveitamos.
Importante estar atento ao seguinte não tem bar nem restaurante em grande trecho de Tabatinga,então, é necessário levar água e algo para comer.
No meio do caminho havia um rio.
Quando a maré está baixa os corais ficam expostos, milhares de baratinhas do mar circulando e uns sirizinhos saindo de seus esconderijos.
Algumas piscininhas se formam e apesar de ser gostoso sentar por ali é melhor ficar com um "olho na missa e o outro no padre".
Já levei uns beliscões de siri !!!
Não sei o que é "maceió de Tabatinga" mas nessa placa havia uma advertência "Maceió de Tabatinga" "área de preservação ambiental". Será que são essas cavernas que se formam na falésia quando a maré sobe ???
Fizemos nossa despedida de João Pessoa com esse passeio nota 1000 !
Foi nossa 1ª vez na Paraíba, só conhecemos praias do Litoral Sul e apesar do tempo meio chatinho em certos dias aproveitamos muito e voltaremos com certeza.
FOTOS : J.C. ALVAREZ
Leia Também
Postar um comentário