O grande charme do passeio é o ônibus, que no Rio de Janeiro - na minha época de criança - era chamado de "lotação". Eles deram, a esse "lotação", o nome de "Princesinha". E, segundo o folder da empresa, é um Chevrolet Apache 1958.
A "Princesinha" fica estacionada próxima ao stand de venda do passeio, quase em frente à Casa do Colono. Os tickets podem ser comprados na véspera do passeio.
Geralmente, na Princesinha segue, com o grupo, um senhor que toca acordeon e canta músicas feitas, na hora, com o nome dos visitantes. Uma brincadeira gostosa, que ajuda todos a se conhecerem.
Recepção na casa da família alemã |
Em nossa última estada em Gramado, repetimos o passeio Tour do Vale, e adoramos. Uma nova propriedade foi incluída, o Ecoparque Sperry.
Em uma área de 20 hectares, no vale do Quilombo, o Ecoparque Sperry conta com equipe de profissionais, que desenvolve um trabalho cujo foco é "conhecer para preservar".
"Os visitantes podem percorrer sozinhos as trilhas na Mata Atlântica, pois elas são "auto-interpretativas". Isto é, bem sinalizadas para auxiliar as pessoas na interpretação da natureza."
[trecho extraído do site do parque www.ecoparquesperry.com.br]
No dia de nossa visita, fomos recebidos por um biólogo da família Sperry, que nos levou para conhecer um pouquinho desse espaço tão bem cuidado e apreciar, de um mirante, a cachoeira do Trombão. No parque existem outras trilhas e cachoeiras, assim como rios .
Dentro do parque, a família Sperry também montou um restaurante de comida brasileira, o "Bêrga Mótta". Os imensos janelões oferecem uma vista deslumbrante da mata ao redor.
FOTOS: J.C.ALVAREZ
Leia Também:
Canela
Canela, cidade com encantos próprios
Parque Estadual de Caracol / Caminho das Graças / Castelinho Caracol
Gramado
Porto Alegre
Postar um comentário