Tirano é uma graciosa cidade italiana, na região da Lombardia, muito perto da fronteira com a Suíça. É pequena e tranquila, com uma parte histórica interessante, ar de cidade medieval, cheia de ruelas e casas de pedras.
Foi amor à primeira vista!!!
Mas, o que nos levou a essa cidadezinha ?
O passeio no trem panorâmico Bernina Express.
Fazer esse passeio era um sonho antigo. E, na preparação da viagem, vimos que o mais adequado era pernoitar em Tirano para pegar, na manhã seguinte, o 1º trem e fazer o bate e volta até St. Moritz.
Vamos passear por Tirano ?
Chegamos à cidade em um lindo dia de outono, e logo saímos para explorá-la.
Parte nova da cidade |
Parte antiga da cidade |
A cidade é atravessada pelo rio Ada, e várias pontes ligam a parte nova ao centro histórico da cidade. É fácil chegar ao centro histórico pois há sinalização.
Mas, o interessante é ir caminhando pelas ruelas, apreciando as construções, o comércio e...
...encontrando praças.
A cidade tem vários "palazzos", mas só conhecemos três deles:
Palazzo Salis
É um imenso e rico palácio pertencente importante família da região, a família Salis. Funciona como um museu e parte da propriedade fica aberta para visitantes, que podem apreciar afrescos, ambientes mobiliados e jardins belíssimos.
Palazzo Salis |
Palazzo Lazzaroni - Lambertengh
É uma casa histórica do século XV. Pertenceu à família Lazzaroni e, muito tempo depois, passou a ser propriedade da família Lambertenghi. É um hotel, mas, também, abre suas portas como museu.
Palazzo Lambertenghi |
Na porta de entrada do Palazzo Merizzi, uma placa indicava século XVII como época de sua construção, mas não havia nenhuma outra informação. Foi possivelmente residência de alguma família nobre. Pudemos visitar o pátio interno, que, pela beleza, dava sinais de como teria sido aquela residência. A pintura, no teto das varandas do 2º andar, parecia afresco.
Em nossas andanças, vimos, também, a Torre Torelli, que foi construída no início do século XIX, em estilo neogótico, enfeitada com gárgulas em forma de dragão. Era usada para criação de bichos da seda.
Encontramos uma das portas que fazia parte da muralha de proteção e dava acesso à cidade, a Porta Bormina. Ainda existem outras duas no centro histórico.
Porta Bormina |
O mais importante ponto turístico de Tirano é a Basílica Madonna di Tirano.
Em 29 de setembro de 1504, Nossa Senhora apareceu para Mario Omodei, pediu para que fosse construído um templo dedicado à ela e prometeu saúde espiritual e corporal àqueles que a invocassem. A construção começou em 1505, foi concluída em 1513 e consagrada em 1528.
A Virgem Maria é considerada a padroeira da região Valtellina e símbolo da liberdade na época das guerras e ocupações.
Muitos peregrinos vão até a cidade para visitar o Santuário Della Madonna.
Todos os anos, em 29 de setembro, é comemorada a festa da Aparição.
Embora, muitos visitantes cheguem até Tirano para fazer da cidade um ponto de apoio ao passeio no trem panorâmico Bernina Express, vale a pena uma visita com calma, para desfrutar dos recantos e história da cidade.
FOTOS: J.C. ALVAREZ
LEIA TAMBÉM
Florenca
17 Anos Depois 3º Dia Bate e Volta A Siena
Milão
Como ir ao Lago Como ?
Milão 2016
Como Chegar à Pinacoteca de Brera à Pé?
Roteiro Itália 2016, Milão em 24 Horas
Como ir do Aeroporto de Malpensa para hotéis próximos de Milano Centrale? Hospedagem Econômica em Milão
Milão 2016
Como Chegar à Pinacoteca de Brera à Pé?
Roteiro Itália 2016, Milão em 24 Horas
Como ir do Aeroporto de Malpensa para hotéis próximos de Milano Centrale? Hospedagem Econômica em Milão
Roma
Fico cada vez mais impressionada com os atrativos nas cidades pequenas. Que bonito lugar. E você comeu o pane fresco que tinha a placa naquela foto? Imagino a delícia, bem quentinho...
ResponderExcluirÉ incrível como essas cidadezinhas nos surpreendem. Não comi pois esse passeio foi logo depois do cafe da manhã. beijocas
ExcluirLilian, que cidade linda!
ResponderExcluirJá fiquei morrendo de vontade de conhece-la e também fazer o bate e volta de trem. Vai para a minha lista de sonhos na Itália.
Beijão
Inclua em sua próxima visita e vai adorar. O passeio no trem é uma experiência inesquecível ! beijocas
ExcluirMas essa cidade é um charme! Na Europa tem muito disso de se descobrir verdadeiras jóias nessas cidades pequenas, né?
ResponderExcluirPois é, eu nem imaginava. Achei que seria uma cidadezinha sem graça mas foi uma baita surpresa !beijocas
ExcluirQue fotos lindaaas! Que lugar incrível!!
ResponderExcluirA Italia é surpreendente ! Eu fiquei apaixonada por Tirano. beijos
ExcluirInfelizmente não explorei Tirano como vc. Quando fui, cheguei num final de tarde e já fui para o hotel. Na manhã seguinte tomamos o Bernina Para St. Moritz e ficamos por lá uma noite. Voltamos a Tirano no dia seguinte, mas tb não exploramos... sentamos num banquinho e esperamos nosso trem chegar rumo ao aeroporto.
ResponderExcluir