Conhecer Munique é desejo de muitos viajantes.
Também pudera, alguns dizem que Munique é a cidade mais bonita da Alemanha.
Eu não conheço muitas cidades alemãs para poder concordar ou discordar, mas posso dizer que a capital da Baviera é uma cidade fantástica!!!!
Chegamos num lindo dia de sol para uma estada de 5 dias.
Também pudera, alguns dizem que Munique é a cidade mais bonita da Alemanha.
Eu não conheço muitas cidades alemãs para poder concordar ou discordar, mas posso dizer que a capital da Baviera é uma cidade fantástica!!!!
Chegamos num lindo dia de sol para uma estada de 5 dias.
Desembarcamos do tram na Theatinerstrabe, rua com muitas lojas elegantes, e caminhamos rumo à Marienplatz [Praça de Maria], principal praça do centro histórico de Munique, onde está a nova Prefeitura, a "Neues Rathaus".
Esse prédio, em estilo neogótico, é muito bonito e as flores nas jardineiras conferem um colorido especial complementado, nesse dia, pelo céu azul.
Ficamos extasiados !!!!!
É, também, possível entrar e admirar, do pátio interno, a fachada interna do edifício, onde funciona a Prefeitura e outros setores administrativos.
Na Neues Rathaus está o Glockenspiel, relógio de 43 sinos, composto por 2 andares com cenários, onde bonecos, em determinados horários, ao som de música, representam histórias sobre fatos acontecidos na cidade.
Às 11h e ao meio dia [17h e 21h, de Maio à Outubro] uma música começa a ser tocada e os bonecos do "primeiro andar" dramatizam a comemoração do casamento do Duque Wilheim V com Renata de Lorraine.
Abaixo, um vídeo bem amador, que eu fiz super empolgada [me achando!!] pensando : "tenho que registrar para mostrar depois".
No andar inferior, a "dramatização" é de uma dança bávara, feita por fabricantes de barril de pólvora, que teriam sidos os primeiros a dançar pela cidade comemorando o fim de uma peste, em 1517.
Não é preciso dizer que a Marienplatz fica lotada de turistas filmando e fotografando esse showzinho.
Nessa praça vemos, também, a Mariensaule, Coluna de Maria, estátua da Virgem Maria, banhada à ouro. Foi construída em agradecimento ao fim do domínio da Suécia durante a Guerra dos Trinta anos [1618/1648].
Amo lugares com grande movimentação de turistas exatamente como fica a Marienplatz, praça principal de Munique.
É possível subir na torre da Prefeitura. E, nós subimos! Lá de cima pudemos ver:
Frauenkirche
Peterskirche
Altes Rathaus
A Fischbrunnen, Fonte dos Peixes
A Fonte dos Peixes fica na Marienplatz, bem em frente à Neus Rathaus.
Depois, nós fomos conhecer o Hofgarten.
O que é o Hofgarten ?
Hofgarten é o jardim em estilo renascentista do Palácio Residenz, construído em 1613, à mando do Eleitor Maximiliano I.
Abaixo, o Templo de Diana, construído em 1615. Ele fica no centro de um jardim retangular, no encontro de 8 caminhos cercados de áreas gramadas e floridas.
Para completar nosso total estado de deslumbramento, havia um pianista tocando canções.
Dois belos edifícios "delimitam", de certa forma, o espaço do Hofgarten: ao final, está o prédio da Chancelaria do Estado da Baviera, que é a
Suprema Autoridade Regional e,...
...de um lado, o Residenz, antiga residência dos reis da Baviera, e, desde 1920, um museu.
Quando saímos do Hofgarten, "demos de cara" com a Odeonsplatz. Praça onde está o monumento Feldherrnhall, que confere à praça um ar italiano, deixando-a muito parecida com a Piazza Della Signorina, em Florença.
O Feldherrnhall é um monumento composto por 3 arcos, estátuas e 2 leões, erguido sob ordens de Ludwig I, rei da Baviera, para honrar seu exército.
Esse local tem importância histórica, pois em 1923 foi palco de um confronto entre a polícia da Baviera e seguidores de Hitler, que tentavam fazer uma caminhada. Quatro policiais e dezesseis manifestantes morreram.
Quando Hitler tomou o poder, esse local virou uma "espécie de memorial" aos manifestantes. E a Odeonsplatz, local de comícios e desfiles nazistas.
Nessa praça, também, destaca-se a Theatinerkirche, Igreja de São Caetano, fechada para reformas durante nossa viagem. Dizem que é uma igreja em estilo barroco muito bonita.
Nessa mesma área está o Palais Preyssing, primeiro palácio em estilo rococó de Munique. Foi construído para ser residência do Conde de Preysing, e, hoje é ocupado por lojas.
Caminhando por Munique quase meto a cara no poste de tanto que olhava para cima vendo essas placas e as pequenas estátuas na quina de prédios.
Ao final do 1º dia estávamos exaustos de
cansaço da viagem de trem.
Mas, fechamos o dia com "chave de ouro" na Hofbrauhaus, uma das cervejarias mais incríveis de Munique.
LEIA TAMBÉM :
Berlim
Colônia
Frankfurt
FOTOS : J.C. ALVAREZ E PEDRO PERRI
Postar um comentário