Fiquei encantada quando vi, pela 1ª vez, a Avenida Paulista e pensei : "Nossa, se a Avenida Paulista é assim, imagina a Quinta Avenida, em Nova York !"
Avenida larga com prédios altos e elegantes, escritórios, lojas, executivos pra lá e pra cá e, de vez em quando, um helicóptero pousando no alto de um edifício para deixar uma galera que vai para o trabalho assim.
Olha, que demais, a imagem de um prédio refletida no outro!
Amo de paixão andar pela Avenida Paulista. E, todas as vezes que vou a São Paulo, tenho que percorrê-la à pé, de manhã e/ou à noite.
Eu, que sou carioca, estranho mas, gosto da movimentação que ocorre na Paulista até tarde da noite: a turma do skate está sempre presente fazendo suas manobras e muitas pessoas circulam sozinhas ou em pequenos grupos.
Eu, que sou carioca, estranho mas, gosto da movimentação que ocorre na Paulista até tarde da noite: a turma do skate está sempre presente fazendo suas manobras e muitas pessoas circulam sozinhas ou em pequenos grupos.
Minha caminhada tem início na rua da Consolação e o 1º lugar que visito sempre é o prédio chamado Conjunto Nacional, que de longe chama atenção pelo seu design diferente. Os primeiros andares são de lojas e escritórios e, o prédio alto, que fica recuado, é residencial.
Sou apaixonada pela Livraria Cultura que tem lá.
No andar térreo está a Livraria Cultura, ou melhor dizendo, as Livrarias Cultura. São várias lojas onde funcionam setores diferentes da mesma livraria. Dá para passar um dia todo entre essas lojas, conhecendo o acervo das mesmas.
Abaixo, a vitrine da Livraria Cultura, setor Artes, com essas bonecas caracterizadas de Frida Kahlo.
Dentro da livraria "matriz", que tem 3 andares, está o teatro Eva Herz, onde ocorrem apresentações, lançamentos de livros, palestras etc...
Em seu interior, encontra-se, também, o café Viena, onde, quem consegue sentar, pode saborear um café ou um lanche e ler seu livro ou revista. Eu nunca dou sorte: sempre que chego, está tudo ocupado, e detesto ficar à espreita de um lugar para sentar. Mas, muita gente senta nos pufs espalhados pela livraria e folheia ou lê livros.
Duas salas de cinema, Cine Livraria Cultura, completam esse complexo Livraria Cultura.
Na galeria comercial, com frequência, tem exposição acontecendo. Essa eu vi em 2011 e...
A minha 2ª parada foi no MASP, que, com sua arquitetura, não passa despercebido.
Se você não o conhece, deve entrar, mesmo que seja para ver as exposições permanentes do museu.
Foto do site www.pt.wipedia.org |
Já a 3ª parada foi na Casa das Rosas, bem no final da minha caminhada pela Paulista.
A Casa das Rosas foi residência da filha do famoso arquiteto Ramos de Azevedo, responsável pelo projeto e construção dessa mansão. Hoje, a Casa das Rosas é um Espaço Cultural/Museu e oferece cursos, oficinas, exposições e apresentações.
Em 2014, a Casa passou a abrigar a obra de Haroldo da Campos e foi rebatizada de "Casa das Rosas-Espaço Haroldo Campos, de Poesia e Literatura".
A casa ocupava uma imensa área, com frente para a Avenida Paulista e fundos para Alameda Santos. Quando foi desapropriada, construíram, no terreno dos fundos, um moderno edifício comercial, "Parque Cultural Paulista". Nesse prédio funciona a Nikon do Brasil e o Consulado Geral da República da Coreia.
As construções, que pertenciam à casa, foram preservadas. Por exemplo, o que era a garagem da casa, tornou-se um charmoso bistrô.
Atravessei o terreno e fui ver como era esse trecho da Alameda Santos. É um quarteirão bem movimentado, pois tem um hotel, Paulista Plaza Golden Tulip e vários restaurantes : Dinho's, Baby Beef Rubayat, Il Pistaio, Divina Panela, Don Fabrizio e o Achapa Hot Dog. Então, uma boa idéia, é almoçar em um deles e depois fazer uma visita à Casa das Rosas.
Quem entra pela Alameda Santos, passa por jardins bem cuidados na lateral do prédio.
E depara-se com, nada mais, nada menos que, Niemeyer no alto de um prédio, como se estivesse a admirar a Casa das Rosas.
Bem, vamos entrar na Casa das Rosas ? A entrada é franca.
Essa porta fica no saguão de entrada.
Esse maravilhoso vitral fica na escada de subida para o 2º andar.
O que dizer desses lindíssimos pisos ?
Um é da varanda e o outro é da cozinha !
Essa é a vista da varanda da frente .
Fico só imaginando como seria a Avenida Paulista naquela época dos Barões do café, só mansões como essa. Hoje, acho que sobraram duas, essa preservada, mas a outra parece abandonada.
Do outro lado da rua, quase em frente, está o Hospital Santa Catarina que tem em seu muro externo vários nichos, cada um, com um painel mais interessante que o outro.
Já ia terminando meu passeio pela Paulista, quando cruzei com esse casal de segway. Eles circulam assim e oferecem informações turísticas. É um serviço da Prefeitura de São Paulo.
Como chegar à Casa das Rosas ?
# Caminhar pela Avenida Paulista é a maneira mais interessante.
# A outra forma, é ir de metrô e saltar na estação Brigadeiro, linha verde.
FOTOS : J.C. ALVAREZ
Realmente, Avenida Paulista é nossa Quinta Avenida. Muito glamourosa !!!!
ResponderExcluirOi,Raquel
ResponderExcluirEu adoro andar por lá.
bjs,Lilian
Para mim, a Paulista é um dos lugares mais bonitos de São Paulo, gosto muito de caminhar por lá. E olha que não sou nada fã desta cidade. Beijos
ResponderExcluirSabe que nunca havia pensado na Av. Paulista desta maneira?!?!? Morei quase 6 anos em São Paulo e quando estamos no dia-a-dia não damos tanta importância para esta linda avenida. Obrigada por ter me lembrado o quão bela e cheia de atrações ela é.
ResponderExcluirbeijocas
Li
Não conheço a Av Paulista. Confesso, não conheço quase nada de SP - mas tenho vontade. E da forma que você mostrou, pareceu menos agitada e enlouquecida! Adorei! Lindas construções, realmente!
ResponderExcluirBeijos, Julia
Gente, suas fotos são ótimas! Eu adoro a Paulista. Nasci e cresci em São Paulo e até hoje me surpreendo com aquele lugar! Bjs!
ResponderExcluir