ROTEIRO DO 2º DIA
- Catedral da Sé, Muralha Fernandina, Palácio da Bolsa, Praça do Infante D.Henrique, Igreja de São Francisco, restaurante Taberninha do Manel.
Nosso 2º dia começou com a visita à Catedral da Sé que, vista desse ângulo, não parece uma igreja. É um prédio muito antigo. Sua construção começou no século XII e, ao longo dos anos, foi sofrendo alterações.
Corredores internos do Claustro |
Corredores internos do Claustro |
Painel no corredor de Claustro |
Claustro da Se |
A entrada custa 3 euros, e dá direito a visitar a igreja, o claustro e um museu.
O terreiro da Sé é uma praça em frente à Catedral da Sé. Para sua construção foram demolidos prédios da época medieval.
Interior da Catedral |
Terreiro da Sé |
Apesar de ser possível visitar vários pontos turísticos à pé, nós fomos para a Praça da Batalha de "eléctrico" [só para usar esse tipo de transporte]. O preço é salgado, considerando a distância percorrida.
Essa "paragem" fica muito perto da muralha Fernandina.
A muralha Fernandina ou muralha Nova foi concluída por volta de 1370 no reinado de D.Fernando, por isso o nome. Sua construção teve por objetivo ampliar a área protegida. A partir da segunda metade do séc. XVIII, teve início a demolição da muralha pois a cidade estava crescendo e era necessário espaço para a construção de casas e outros prédios. Apenas alguns trechos da muralha foram preservados. [informação retirada do site www.wikipedia.com]
Esse é outro trecho da muralha Fernandina em Miragaia, bairro bem antigo do Porto.
Depois de muito circular, resolvemos ir à praça do Infante Dom Henrique para visitar o Palácio da Bolsa.
O ingresso custa 7 euros e a guia faz uma explicação detalhada - em português/espanhol/inglês - sobre a história do prédio, da arquitetura. Vale a pena fazer essa visita. Não é permitido fotografar.
Na praça do Infante Dom Henrique há uma construção em ferro com a parte superior pintada em vermelho que abrigou, no passado, o mercado Ferreira Borges. Hoje, na sobreloja, funciona uma delegacia e no térreo e andar superior funciona um espaço para shows e um restaurante muito elegante.
Quase ao lado do Palácio da Bolsa está a igreja de São Francisco. Lindíssima e imperdível !!!!!!
Nos pontos turísticos há sempre uma placa, como essa, contendo uma síntese à respeito do lugar. É interessante, pois situa o turista.
"O conjunto de talha dourada barroca" da igreja é sempre muito ressaltado em guias de viagem. Mas, nada como apreciá-lo ao vivo e à cores.
A Arvore de Jessé |
A Arvore de Jessé |
Altar e Retábulo dos Santos Mártires do Marrocos |
Na igreja de São Francisco, o trabalho artesanal na madeira é de um detalhe e capricho primoroso.
Jantamos na Taberninha do Manel, em Vila Nova de Gaia, avenida Diogo Leite, 308.
FOTOS : J.C. ALVAREZ
Leia também:
Postar um comentário